Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

15

Jul

Observatório da Natalidade e Envelhecimento em Portugal – 1.ª edição

Trata-se de um projeto pioneiro em Portugal que tem como objetivo explorar, em profundidade, as temáticas que têm conduzido ao envelhecimento demográfico e, consequentemente gerado problemas estruturais na sociedade

Numa altura em que o aumento da esperança média de vida surge paralelamente ao decréscimo do índice sintético de fecundidade, o Observatório da Natalidade e Envelhecimento em Portugal tem como principais objectivos:


  • Compreender os fatores determinantes da natalidade em Portugal (fatores indutores e redutores/ limitadores da mesma);
  • Compreender o impacto que as principais tendências ao nível do envelhecimento da população terão nas empresas/ organizações.
  • Compreender as tendências e oportunidades de melhoria, com vista ao envelhecimento ativo em Portugal.

A direção do projeto é de Telmo Francisco Vieira, partner da PremiValor Consulting e docente no ISEG-Universidade de Lisboa. A coordenação científica do estudo para a área do Envelhecimento está a cargo do Prof. Doutor Manuel Oliveira Carrageta, Presidente da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia. Para a área da Natalidade, a coordenação cientifica é da Prof. Doutora Maria do Céu Machado, Diretora do Departamento de Pediatria do Hospital Santa Maria e Professora Associada de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Participa ainda na comissão científica do estudo a Prof. Dra. Maria João Quintela, Presidente da Associação Portuguesa de Psicogerontologia e Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia.


Relativamente à natalidade o Observatório conta com a coordenação da Dra. Teresa Tomé, reconhecida especialista na área. A equipa técnica da PremiValor Consulting que irá estar a administrar o trabalho de campo é composta por elementos com uma ampla experiência na realização de estudos de âmbito nacional.


Embora o projeto se encontre numa fase inicial, o Observatório da Natalidade e do Envelhecimento em Portugal – 1.ª edição conta atualmente com um conjunto de parceiros públicos e privados de referência. Esta iniciativa é rigorosamente independente e da responsabilidade da PremiValor Consulting que intervém na realização de diversos estudos de caráter macro em Portugal.

Atualidades Premivalor